Leia, reflita, comente...

28 de outubro de 2010

Cinco de História: cinco pessoas, cinco universos e um lugar de encontro (Parte II)

Sobre o blog:

Esses questionamentos (para saber mais, leia a Parte I desse post) nos levaram a pensar no que fazemos e no que somos capazes de fazer. E, para nós, pensar isso é o que dá sentido ao fazer História. Não um sentido único, mas um sentido que será construído através dos "caminhos" traçados por cada um de nós, pois cada pessoa é movida por paixões diferentes. Isso implica em diversas perspectivas, variadas experiências a partir de variadas viagens. Escolhemos viajar e compartilhar nossas experiências de viagem, esperamos que vocês compartilhem as suas também.
Quanto a viagem, começamos a pensar nela quando fomos apresentados ao poema de Kaváfis, Ítaca, em uma aula de Introdução aos Estudos Históricos. O poema traz a epopéia de Homero, Odisséia. Fala sobre a viagem que Odisseu encara no seu retorno à Ítaca, depois da guerra de Tróia. Odisseu tem como objetivo chegar à Ítaca e, embora tenha seu retorno retardado em 10 anos, o atinge ao final da epopéia.
No decorrer de sua viagem, Odisseu vive inúmeras experiências e sobre isso o poema de Kavafis nos faz refltir. A viagem repleta de aventuras e saberes de Kaváfis possibilita uma compreensão sobre quem somos e o sentido que damos a nossa vivência. O distanciamento, o percurso, a viagem deve ser apreciada e aprofundada para tornar-se rica. Isso proporciona muito mais do que Ítaca por si só.
Pois a busca é mais importante que a finalidade, a viagem é mais importante que Ítaca. Se a expectativa de felicidade e riqueza estiver somente em Ítaca ignora-se a felicidade e a riqueza proporcionadas pela viagem. 
Não esperamos que todos compartilhem das nossas perspectivas, até porque não é essa a nossa intenção. Por isso abrimos esse espaço para discussões e reflexões, mas de uma maneira plural, contando com a colaborações de vocês.


ps. Para que um texto seja postado, basta enviá-lo para: itaca.historia@gmail.com
ps.2. Todas as quintas-feiras postaremos um texto que tenha sido enviado para o e-mail.

2 comentários:

  1. Adorei a idéia do blog. Pensar em conjunto é sempre muito bom, e o título, se ainda não disse, é genial.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Agnes!
    Esperamos que você esteja sempre presente aqui! ^^

    beijoss

    ResponderExcluir